Pesquisa aponta impacto da compressão do MP3 nas emoções
Você escuta muitas músicas em arquivos MP3? Cuide-se! Pode ser que esse formato de compressão de arquivos de áudio esteja deixando as pessoas mais tristes, assustadas…

O MP3
O formato de compressão de arquivos de áudio MP3 é o mais popular do mundo. A necessidade de compactar/ comprimir arquivos aconteceu na época em que as mídias para armazenamento eram de tamanhos pequenos comparados aos tamanhos dos arquivos e a internet tinha também uma largura de banda bastante limitada. O disquete (floppy disk), por exemplo, possuí apenas 1,44MB de espaço, o que permitia pouco mais de um minuto de musica de um arquivo sem compressão. Se a média de nossas músicas dura mais que três minutos, imagine que na época dos disquetes precisávamos mais que dois para apenas uma música!!
O MP3 possui níveis de compressão que podem fazer com que o arquivo tenha apenas 10% do tamanho do mesmo áudio em formato sem compressão. Ou seja: se temos uma faixa de música de três minutos e meio e cerca de 35MB em um formato de arquivo sem compressão, comprimindo para MP3 esse mesmo áudio pode ter apenas 3,5MB!! Ué, e pra onde foram aqueles 90%? Essa explicação, mais técnica, fica pra outra hora, possivelmente para um episódio de podcast.

A pesquisa
Quatro pesquisadores da Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong [aqui o link do artigo] notaram em sua pesquisa uma mudança de humor/ relação entre emoções em indivíduos que escutam sons musicais a partir da reprodução de arquivos sem compressão em relação à audição dos mesmos sons a partir de arquivos comprimidos em MP3 (de 112, 56 e 32Kbps de taxa de bits). Mais especificamente, o que o artigo indica é que os sons ouvidos a partir da reprodução de arquivos comprimidos em MP3 ressaltam sensações características de emoções como tristeza e timidez. Ao mesmo tempo, são reduzidas as sensações de emoções como calma e “heroísmo”.
Ainda que essa pesquisa seja um início desse tipo de apontamento, não custa fazer a experiência de comparação e prestar atenção nas extensões de nossos arquivos de músicas! Hoje os serviços de streaming de música estão disponibilizando arquivos com qualidade melhor de reprodução. Na dúvida, procure por esses.
1 comentário Adicione o seu